A morte de Diego Armando Maradona, aos 60 anos, neste 25 de novembro de 2020, comoveu o mundo da bola. Um dos personagens mais ricos do futebol não resistiu a si mesmo. Merece as inúmeras reverências, foi um gigante no gramado e um cidadão do mundo, com suas qualidades e defeitos. Fernando Beagá comenta:
Categoria: YouTube
Quem é Fernando Beagá?
Em palestra para estudantes de Jornalismo do Unisagrado (Bauru-SP), em outubro de 2019, o jornalista Fernando Beagá contou sua trajetória no esporte e separou os principais trechos neste vídeo:
Outro time de azul, 54 anos depois, repetiu o feito de silenciar o Maracanã: o Santo André, campeão da Copa do Brasil de 2004 ao derrotar o Flamengo por 2 a 0. Os bastidores daquele título improvável agora são revelados pelo excelente livro-reportagem Eles calaram o Maracanã, do jornalista Vladimir Bianchini, da ESPN Brasil.
Ele entrevistou os heróis do Ramalhão, compôs uma narrativa agradável demais e entrega um trabalho primoroso, obrigatório para os andreenses e para quem mais gostar de um bom documentário. Nesta entrevista a Fernando Beagá, Vladimir conta alguns detalhes e fala também de sua carreira no jornalismo esportivo, principalmente na sua especialidade: encontrar e contar boas histórias no futebol.
Ele comenta, por exemplo, que fez quase uma centena de reportagens sobre Jorge Jesus, o que renderia outro livro…
Não é nenhum almanaque, nem livro-reportagem, tampouco a biografia de algum ídolo do futebol. É uma ficção com uma narrativa maravilhosa, cheia de boleiragem e sensibilidade. Este vídeo é uma homenagem ao escritor Carlos Moraes, falecido em 2019. Sua obra é prima (vencedora do Prêmio Jabuti de 1981, na categoria Juvenil), encantadora e merece os melhores adjetivos. Só há uma forma de comprovar que A Vingança do Timão é o melhor livro de futebol de todos os tempos: lendo! Você não vai se arrepender!
Ele transformou sua ideia, o spray do futebol que demarca a distância da barreira, em produto patenteado. Alterou positivamente o andamento do esporte mais popular do mundo. Apesar disso, vinte anos depois, Heine Allemagne ainda trava uma verdadeira luta pela ferramenta que criou. Nesta edição da nossa seção Entrevista, o publicitário, mineiro de Ituiutaba, comenta o recente revés na Justiça brasileira, contra a Fifa, detalha toda sua caminhada, desabafa e fala de seu legado. Uma conversa muito franca e relevante com meu conterrâneo!