O Noroeste anunciou na tarde desta segunda um reforço para o meio-campo: o volante Alemão. Mas quem é esse jogador de 1,76m, prestes a completar 28 anos, que foi indicado pelo técnico interino Diego Kami Mura? Bagagem em divisões de acesso ele tem — e muita. O Canhota 10 preparou um dossiê sobre a carreira do novo jogador alvirrubro. Confira!
Emerson Gonçalves dos Santos nasceu em Itu, em 11 de março de 1988. Foi criado na base do Ituano, onde se profissionalizou em 2008. No ano seguinte, foi emprestado à Itapirense, disputou a Série A3 e quase conquistou o acesso. Em 2010, retornou ao Galo e fez dois gols na Série A1 daquele ano. Seguiu no clube até 2012, quando ultrapassou a marca de 100 jogos — nesse período, anotou dois gols na Copa Paulista de 2011 e mais um na de 2012.
Alemão, aliás, já balançou as redes do Alfredão. Em 26 de outubro de 2011, pela Copa Paulista, fez o gol da vitória de seu time sobre o Norusca por 1 a 0, encobrindo o goleiro Nicolas aos 6min do primeiro tempo, em chute de longe — é o primeiro lance deste vídeo.
Depois, bateu asas. Foi defender o Capivariano na Série A2 de 2013. Não subiu pelo saldo de gols… Nessa competição, o volante anotou um gol na segunda fase, contra a Catanduvense — vestindo a camisa 10. Sua atuação chamou a atenção do Botafogo de Ribeirão Preto, pelo qual disputou a Série D daquele ano. A passagem pelo Botinha também foi indicação de Kami Mura, que era preparador físico do time. Em 2014, de volta a Capivari, sagrou-se campeão da Série A2, quando disputou 11 das 19 partidas (seis como titular).
Ainda no ano da Copa, foi para sua passagem pelo nordeste do país. Contratado pelo Globo FC, do Rio Grande do Norte, disputou a Série D — e ainda deu tempo de ser campeão da segunda divisão potiguar pelo Força e Luz, que usou o elenco do Globo após parceria. Ano passado, defendeu novamente o Globo, no campeonato estadual (terceiro colocado) e na Série D. Contratado pelo Rio Branco de Paranaguá para disputar o Campeonato Paranaense de 2016, não se firmou e acertou com o Noroeste, oportunidade para ficar mais perto da família, que mora em Itu.
Pelo vídeo que compila suas jogadas no Youtube (veja abaixo), Alemão sabe chegar ao ataque e finaliza bem, apesar de o momento atual de sua carreira sugerir menos mobilidade e nada de gols recentes. Entretanto, o Noroeste é a vitrine de que precisa, em seu retorno ao futebol paulista. Pode dar certo por aqui, sim. A previsão de estreia é no domingo (21/fev), contra o São José, fora de casa.
Foto topo: Bruno Freitas/EC Noroeste