Categorias
futebol europeu YouTube

Bundesliga e a volta do futebol: diferente, esquisito, mas ainda bom

O dia 16 de maio é histórico. Não somente por matar a saudade do futebol durante o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, mas por inaugurar uma época que ainda não tem previsão para terminar. A Bundesliga deve ditar como será o comportamento de mais de 300 pessoas (entre profissionais dos times, da estrutura do jogo e da imprensa) em um estádio fantasma.

Os primeiros jogos deste sábado evidenciaram a rigidez de protocolos, como a distância dos jogadores reservas. Todos fora de campo, exceção aos treinadores (que precisam orientar), usavam máscaras. Entrevistas pós-jogo com microfones presos a longos bastões.

A expectativa sobre as comemorações é justificável. Houve que respeitasse aglomerações na hora de vibrar. O Borussia Dortmund, em sua categórica vitória (4 a 0) no clássico com o Schalke 04, merece aplausos. Já a turma do Hertha Berlim, no placar clássico (3 a 0) sobre o Hoffenheim, mereceria vaias, caso houvesse público. Houve abraços efusivos e beijo no rosto — o brasileiro Matheus Cunha tentou evitar a euforia dos colegas, mas levou o dedo à boca (para homenagear o filho). A testagem pode justificar, contato há durante todo o jogo, gotículas voam sem parar, mas a Bundesliga é a vitrine o exemplo. O contato evitável deve ser… evitado! Ficou devendo, portanto, no item isolamento.

Matheus Cunha, brasuca na Bundelisga: tire esse dedo da boca!
Matheus Cunha, brasuca na Bundelisa: tire esse dedo da boca!
O Hertha ganhou o troféu aglomeração da rodada na Bundesliga
O Hertha ganhou o troféu aglomeração da rodada na Bundesliga

Quanto à qualidade do jogo, era de se esperar menor intensidade – exceção aos contra-ataques do Dortmund. E a percepção é comprometida, pela ausência da vibração do público e até mesmo pela “limpeza” da imagem. Parece que estamos assistindo a um jogo-treino. Mas é o que temos pra. É diferente, é esquisito, mas ainda é bom. Ainda é futebol.

A saudade era tanta que Fox Sports e ESPN Brasil lideraram a audiência da TV paga durante a transmissão dos jogos das 10h30 — à frente da GloboNews, líder absoluta em tempos de pandemia.

Assista abaixo ao vídeo sobre o retorno do futebol na Alemanha:

Visite o canal do CANHOTA 10 no YouTube e inscreva-se!

 

Fotos: Reprodução

Por Fernando Beagá

Mineiro de Ituiutaba, bauruense de coração. Jornalista e mestre em Comunicação pela Unesp, atuou por 16 anos na Editora Alto Astral, onde foi editor-chefe e responsável pela implantação e edição das revistas esportivas. É produtor de conteúdo freelancer pelo coletivo Estúdio Teca. Resenhou 49 partidas da Copa do Mundo de 2018 para Placar/Veja. Criou o CANHOTA 10 em 2010, a princípio para cobrir o esporte local (ganhador do prêmio Top Blog 2013), e agora lança olhar sobre o futebol nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *