Hoje treinador de Bauru, ele acumulou as funções de jogador e manager na fundação do COC/Ribeirão Preto
O time de basquete de Ribeirão Preto não existe mais. Mas fez história, com cinco títulos paulistas e um brasileiro (2003). Poderia estar aí até hoje, enriquecendo a modalidade, não fosse a bagunça instaurada no Nacional de 2006.
Essa trajetória vitoriosa de Ribeirão tem em seu embrião o empreendedorismo de Jorge Guerra, hoje treinador do Itabom/Bauru. Quando a equipe Dharma/Yara/Franca foi extinta, no final de 1996 – não confundir com o Franca (Vivo) ativo até hoje -, Guerrinha procurou o empresário Chaim Zaher, do colégio COC. Em seguida, veio o apoio da multinacional italiana Polti, nascendo assim o Polti Vaporetto/COC/Ribeirão Preto – a Polti sairia no final de 1998, ano em que levou, já como treinador (veja foto abaixo), o time ao vice-campeonato brasileiro. Em 1999, Guerrinha aterrissou em Bauru, em sua primeira passagem.
Em seu primeiro ano em Ribeirão, além de armador em quadra, Guerrinha assumiu o papel de manager da equipe, treinada por José Medalha. Ao saber dessa história, entendi como foi forjado o perfil do Guerra, que só faltava servir café quando iniciou o desafio do Bauru Basketball Team, na temporada 2008 – era o homem do marketing, do contato com a imprensa, da aproximação com patrocinadores e autoridades. Hoje, o Itabom/Bauru está bastante estruturado nesses setores, mas ele segue na linha de frente, defensor voraz da causa do basquete na Cidade Sem Limites.
Abaixo, uma foto de Guerrinha dos tempos de jogador, quando defendia o Dharma/Yara/Franca.
5 respostas em “Guerrinha: guerreiro desde 1997”
ATÉ ONTEM A MINHA VISÃO DO “PROFISSIONAL GUERRINHA” ERA EXATAMENTE A QUE RETRATA A REPORTAGEM ACIMA,O APOIO DELE À DESAPROPRIAÇÃO DA PANELA DE PRESSÃO REVELOU O EGOÍSTA QUE É,NÃO SE IMPORTANDO EM PREJUDICAR O NORUSCA E SIM BENEFICIAR O TIME DELE,POR QUE NÃO DESAPROPRIAR O GINÁSIO DA LUSO? ATÉ O LEONARDO DE BRITO EM SUA COLUNA DE HOJE JÁ MANDOU FAZER UM MURO PARA SEPARAR A PANELA DO ESTÁDIO,ONDE NÓS VAMOS PARAR? SE SIMPLESMENTE UMA CANETADA DO PREFEITO PODE TOMAR UM PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELOS FERROVIÁRIOS E A POPULAÇÃO BAURUENSE,SENDO QUE O CLUBE É FORMADOR DE ATLETA E REPRESENTA A CIDADE(DE GRAÇA)NOS JOGOS ABERTOS,PODENDO SER BENEFICIADO POR LEI MUNICIPAL DE ISENÇÃO DE IPTU COMO EXISTE EM PIRACICABA,BRAGANÇA PAULISTA,JUNDIAÍ E CIDADES QUE TEEM O ESPORTE COMO VEÍCULO DE INSTRUÇÃO E ORIENTAÇÃO DO JOVEM.NO JORNAL DA CIDADE DO DIA 19/10 O VEREADOR MARCELO BORGES CITOU QUE O AUTOMÓVEL CLUBE FOI ALUGADO PARA A PREFEITURA COM DÍVIDA DE IPTU,E A PREFEITURA NÃO PAGOU O ALUGUEL EM ESPÉCIE E SIM ABATIA O VALOR NA DÍVIDA.POR QUE NÃO UNIR FORÇAS AO VEREADOR MARCELO BORGES A PREFEITURA ALUGA A PANELA ,ÉSTA PASSA A SER MULTI-USO,PODENDO O VOLEI,O BASKET E O FUTEBOL DE SALÃO DISPUTAR JOGOS DA FEDERAÇÃO NACIONAL E A SEMEL ABRIGAR SEUS QUASE 3000 ALUNOS?
Acredito q conversando tudo será resolvido.A panela é o local ideal…só que sempre foi,pois em Bauru só existe um clube com história…é o ECN.Querem usar o Morumbi,arena barueri,canindé,etc?O que fazer nesses casos???Resposta simples…pagar !!!E se a panela está do jeito que está abandonada é problema do ECN.Querem usa-la,ajudem na divida e reforma e dai sim entra a conversa,o acordo.Usem após toda reforma e divida paga,façam contratos após isso.Mas digo…a panela é do ECN.Creio muito no bom senso do Guerrinha e que se sentar frente a frente com conselheiros,Damião e até torcedores tudo será resolvido.
O profissional Guerra é fantástico,qualquer time na sua mão começa a brilhar em pouco tempo,só que de Noroeste entendemos nós.
O Leonardo de Brito tá sem noção…até muro quer erguer…é melhor nem comentar.
Peço desculpas pois sai do assunto que seria Guerrinha…mas espero que tenham entendido.
Abraços
Boa N oite,
Parabens pelo canal para podermos nos debater nesse caso o Ginasio Panela de Pressao.
De forma alguma eu estou pedindo DESAPROPRIAR a Panela de Pressao o bem do Noroeste e sim termos esse espaço para todos os esportes enquanto Bauru nao tem um Ginasio Multi uso que a cidade e comunidade de Bauru merece,Seria por um tempo a ultilizacao do GInasio para poder resolver um problema da COMUNIDADE DE BAURU que gosta de esporte e no caso o Basketball que representa a cidade de Bauru em campeonato de alto nivel Brasileiro e Paulista,levando uma boa imagem da cidade.
Esperamos que as autoridades em especial o prefeito Rodrigo,os diretores do Noroeste e algumas lideranças esportivas da cidade que se entenda para o melhor para todos que na minha opniao seria BOM para todos….reformar um ginasio que está abandonado,ter uma praça esportiva para a curto prazo ser utilizada por todos e ser devolvido ao noroeste melhorado assim que obtivermos com aquisicao de um novo e moderna Arena Olimpica Bauru nas Nacoes Norte, que atraves do prefeito estamos buscando com o governo Federal e agora atraves do Deputado Pedro Tobias a nivel Estadual.
Espero que tenha esclarecido algumas duvidas para pessoas que criticam que sou “egoista”de estar pensando em mim….de forma alguma,eu tenho lugar para trabalhar a hora que eu quiser em qualquer cidade,fico triste de Bauru ficar sem o Basketball,uma cidade apaixonada peo esporte,que hoje nao tem outra opcao de nivel se nao o Basketball,penso que egoista é a pessoa que acha que pensa no Noroeste ,ficar com um ginasio abandonado e nao reformado e devolvido ao Noroeste em melhores condicoes que hoje está,exatamente o que a Tilibra Basketball fez ha 10 anos atras e nao pensar em Bauru como um todo.
abs
Guerrinha
[…] treinador do Itabom/Bauru, Guerrinha, postou comentário na noite de ontem sobre o assunto Panela de Pressão. É ótimo que o tema esteja estimulando […]
GUERRINHA PARABENS PELA PESSOA QUE VOCE E E PELO BAURUENSE QUE VOCE SE TORNOU .
JUNTO COM A DIRETORIA DO ITABOM BASKET VOCES SO TERAM VITORIAS PELA FRENTE .
MESMO COM CRITICAS INOPORTUNAS O BASKET JA E O ESPORTE PREFERIDO E MAIS AMADO DE BAURU .
ABRAÇOS .